sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sobre os brechós

Quando eu estava grávida do Augusto, eu ganhei tantos presentes, tantas roupinhas... Até a minha manicure me deu conjuntinhos de lã que o filho dela, nascido seis meses antes, nem havia usado, ou usara só uma vez. Incrível.
Para não romper com o círculo da solidariedade, quando o Augusto foi crescendo e as roupas não lhe serviam mais, eu passava adiante as peças em bom estado, doava à Pastoral da Criança, a creches ou a amigas mesmo, que haviam tido seus bebezinhos depois de mim. Quanto mais eu doava as roupinhas, outras tantas mais eu ganhava. E até hoje, não é diferente.
Esses dias, eu li uma reportagem sobre a nova moda entre as mamães, que é a de realizar brechós. Chique, brechó. Monta-se uma mini lojinha e vende-se a preço bem baratinho as roupinhas que já não servem mais no bebê.
Trata-se de uma pseudo-solidariedade. O argumento é: "eu paguei 100 reais por esta calça, se eu vender a dez ou vinte reais, ou até por menos, recupero um pouco do meu dinheiro e ajudo alguém".
Eu penso da seguinte maneira: se o meu filho usou aquela roupa, ao menos uma vez, o meu investimento já foi recuperado. Há pessoas que não têm nem mesmo esses vinte, dez ou cinco reais para comprar uma roupinha. Há mamães que mal têm dinheiro para alimentar seus filhos. E só por que são pobres não têm o direito de usar uma roupa melhor? Só porque eu gastei cem reais numa calça, não posso doar a quem precisa, tenho de vender a quem tenha mais "estilo" (para ser bem amena) para usá-la? Quanto preconceito!
Talvez eu esteja sendo radical em minha crítica, mas, bem, essa é minha opinião. Sinceramente, eu prefiro continuar ganhando (e não tenho vergonha disso) e doando as roupinhas, sem aderir a modismos, sem valorizar tanto o meu dinheiro e ajudando a quem realmente precisa.

Um comentário:

Karen Drago disse...

Concordo contigo! Certamente!