sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pra frente, Brasil

Levei o tempo de três garfadas para perceber o garçom sorridente ao meu lado, esperando para anotar qual bebida eu escolheria. Levantei a cabeça levando o guardanapo à boca e olhei-o. Um chapéu estilo cowboy, nas cores verde-amarelo, selava o visual "preparado para a torcida". O avental verde e a camisa amarela eram outros itens do modelo.
Dispensei o suco de manga e o de clorofila (sugestão do menu, pra combinar com as cores da copa, com a justificativa de, além de tudo, ser supersaudável). Isso era demais para meus olhos. "Me dá uma coca-cola", foi o que eu disse.
E então, notei que tudo à minha volta estava fosforescendo. Desde as unhas de uma ou outra garçonete, até as bandeiras dependuradas desde o teto. Nesse ponto, nem sei se eu devaneei ou se foi real mesmo, ouvi, ao longe, o toque de um celular "pra frente Brasil, salve a seleção".
Retomei meu almoço.
E fiquei pensando que é muito legal mesmo se preparar para torcer pelo Brasil. Lembrei-me das criancinhas subindo no ônibus que eu pego para ir ao serviço: as gurias com rabicó verde-amarelo, os guris com a mochila do Brasil e o símbolo do Inter ou do Grêmio nas cores da seleção canarinho (a paz entre as torcidas é fato nessa época pré-copa). Recordei também o Mundial de 1994, quando eu ia, escondida da minha mãe, às bancas em frente ao colégio para comprar fitinhas, lacinhos, figurinhas, qualquer que fosse o penduricalho relacionado à equipe brasileira de futebol.
Legal isso, legal mesmo.
Mas agora, que sou adulta, um pouco mais responsável, ajuizada e chata, eu parei o meu almoço para pensar que esse espírito verde-amarelo que paira sobre todos deveria permanecer após o término da Copa. Todos hão de concordar comigo nessa ideia. Mas quem terá coragem de aderir?
Depois da Copa do Mundo, vêm as eleições. Sugiro trocar a bandeira de seu candidato por uma do Brasil. Tá bom, exagerei. Então, quem sabe, carregá-la junto à bandeira de seu candidato? Ir fardado de verde-amarelo à seção de votação? Que tal?
Tudo bem, tudo bem, é só uma sugestão.

***

Mas que seria interessante, seria.

Um comentário:

Lisiane V disse...

Eu assino embaixo do que escreves. Putz, seria tãooo bom ver o pessoal votando com o mesmo entusiasmo de Copa do Mundo, cobrando, analisando, etc... Enfim, esperança é a última que morre, se é que morre.