quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Ninhos

Para Álvaro Azambuya


Com madeira e pregos
Ele fez um ninho.
Ninho de palavras
na casa de um poeta.

Lá, o poeta guardava, alinhados,
os livros que escrevia
E os que os outros escreviam também.

Muitos ninhos
o marceneiro produzira
em cinqüenta anos de profissão.
Não tinha pretensão de divindade,
mas foi do pó que criou seus filhos.

E, numa dessas voltas redondas que
o mundo insiste em dar
A
filha do marceneiro
quis dar uma de escritora!

E plaft!
foi parar no ninho
da casa do poeta
que o pai, marceneiro, havia feito.

O pai fizera um ninho
para as palavras da filha.
Sem saber.

E o poeta, ah, o poeta.
Haveria personagem melhor
para ser o elo
desta história?

***

Não dá pra ficar sem explicar, porque é uma situação que me comoveu imensamente.

Meu pai é marceneiro, e foi ele quem fez as estantes de livros da casa do Fabrício Carpinejar.
Ontem, na Sessão de Autógrafos de ANTOLÓGICOS, tive a oportunidade de dizer-lhe isto: o sobrenome AZAMBUYA estaria duas vezes na sua estante: primeiro, pelas minhas palavras no livro e, segundo, pela estante que as acomodará...
Não é uma história comovente mesmo?

Pai, tenho muito orgulho de ti. Das tuas mãos calejadas e também de conheceres literatura universal e discutir comigo autores que muitos dos meus colegas diplomados sequer ouviram falar.

Aqui, a minha homenagem pra ti.

***

A Sessão de autógrafos de ANTOLÓGICOS foi um SUCESSO! Gente, nós ficamos duas horas autografando sem parar, havia fila imensa!

Eu estou muito feliz!!!!! E que venham mais momentos como esse!

7 comentários:

phardesigner disse...

Teresa!!!
Muito linda essa história!!!
Bah, coincidência bonita que a vida pregou!
D+!

Lisiane V disse...

tere, lindo poema.
tão lindo q não tenho palavras, já q tua amiga 'derretida', neste momento tá com algumas lágrimas de emoção.
além de tua amiga e fã, sou tbm fã do seu Alvaro, que construiu tanto e continuará!bjs!

Unknown disse...

Muito boooom.
Já te fiz esta pergunta, mas não lembro a resposta.. já pensou teus poemas circulando pela internet como aquelas mensangens que chegam tantas vezes?
Se alguém mandar,vou responder EU CONHEÇO!

Taís disse...

Oi..sou amiga do Marcelo e achei o link na página dele.. Na realidade ele me ligou pedindo p clicar no link no blog dele.. olha, não pude deixar de comentar..linda a história.. é por essas e outras q vale tanto a pena estar por esse mundo! bjãooo

Teresa Azambuya disse...

Obrigada, Taís!
E ao Marcelo, obrigada também!
Histórias como essa valem a pena serem vividas e, porque não, lidas também? Por isso resolvi transformá-la em poema.
Beijos a todos.

Unknown disse...

Que história linda, Teresa! E, o poema? Parabéns!

Anônimo disse...

Oi Teresa! Tava no blog do Marcelo e acabei aqui. Não sabia do teu blog. Linda, linda, linda a história transformada em poema. É com emoção que transmito essas palavras. Parabéns! Um beijo grande e vou voltar mais vezes aqui!